TABELA DO BRASIELEIRO

Tabela gerada por Central Brasileirão

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A ONDE TEM FUMAÇA HÁ FOGO

Os satélites Terra e Aqua, posicionados ao redor do planeta, no espaço, monitoram “fenômenos” físicos relativos à circulação de energia e água. As imagens captadas de julho de 2002 a julho de 2011 foram editadas como um vídeo divulgado pela Agência Espacial Americana (Nasa).
Com esse recorte, fica clara a evolução de incêndios, sejam naturais ou criminosos e de quanto trabalho haverá pela frente para combatê-los de forma apropriada para preservar o meio-ambiente e ao mesmo tempo reduzir emissões de carbono.

De acordo com matéria divulgada pelo Blog do Planeta, um dos objetivos do estudo feito pela Nasa é entender como o fogo afeta o meio ambiente em níveis local, regional e global. Suspeita-se haver relações diretas entre esses eventos e mudanças climáticas.
Entre os incêndios criminosos, as causas mais comuns são a agricultura e pecuária, já que é comum derrubar a mata e queimar a área logo em seguida para deixar o terreno livre para o cultivo, assim como queimar o que resta de uma cultura para preparar a terra, como se vê nas variações entre o Norte e o Sul da África e na Ásia. Muitas vezes esse fogo foge do controle.
No vídeo é possível ver incêndios nos diferentes continentes à medida que os meses e anos vão passando e também como a natureza renasce ou vai sucumbindo nas diferentes regiões. Na Ásia, há a presença da neve, que aparece e desaparece com o inverno.
Parece claro que a Floresta Amazônica conseguiu sua diversidade e densidade também graças às constantes e severas chuvas, que acabam garantindo uma certa imunidade a esses focos de fogo.
Você pode assistir ao vídeo da Nasa no site oficial clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário